sábado, 7 de agosto de 2010

O PECADO DA CARNE

(EINAYIM PKUHOT)
Dir.: Haim Tabakman
Israel / Alemanha / França - 2009


Filme israelense sobre a relação de Aaron, casado, pai de 4 filhos, judeu ortodoxo e dono de um açougue kosher herdado do pai recém falecido, e Ezri.
Um dia o segundo entra no açougue do primeiro, para fugir da chuva, e acaba conseguindo um emprego. Nasce então a amizade entre os dois, e que depois vira algo mais, em furtivos encontros no açougue e no quarto aonde Ezri vive.
Logo a relação entre eles desperta a desconfiança de uma sociedade extremamente rígida e intolerante, que descobre sobre o passado de Ezri e passa a usar de maledicência para atacar o estabelecimento de Aaron, acusando-o de não ser kosher, e exigindo o afastamento de Ezri, acusado de levar os homens ao caminho do pecado.
Claro que a história não pode acabar bem.
Um filme delicado, bem interpretado e dirigido. Muito bacana a cena em que a dupla conversa na porta do açougue, aparentemente sozinhos, quando um ônibus passa e revela a platéia que os assiste. Além da boa história, passada em uma sociedade fechada, ainda mostra aspectos dessa, como a completa submissão das mulheres (Aaron e a mulher sequer ficavam nus um na frente do outro na hora do sexo), completamente incapacitadas de opinar sobre o próprio destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário