segunda-feira, 2 de agosto de 2010

ANDER

(ANDER)
Dir.: Roberto Castón
Espanha - 2009


Com grande parte dos diálogos em basco, o filme conta a história de Ander, um quarentão solteiro que vive com a mãe e a irmã na fazenda da família, pela qual é responsável, mesmo trabalhando também em uma fábrica de bicicletas.
A vida é meio modorrenta e se limita a bebedeiras com os amigos e sexo com Reme, a prostituta oficial da cidade, uma mulher triste que espera que o ex um dia volte para ela, e assim sustenta o filho.
Trabalhando na fazenda, Ander quebra a perna e decide contratar um empregado para fazer o trabalho que ele não pode mais. É quando entra em cena José, um imigrante peruano tímido que esconde a homossexualidade, e de quem logo Ander se torna amigo.
Além de cuidar da terra, José também ajuda o patrão em atividades como se vestir e ir ao banheiro. E é durante a cerimônia de casamento da irmã de Ander que o fazendeiro precisa ir ao banheiro com ajuda de José. Os dois já haviam bebido muito, José não resiste e subverte a luta de classes, passando o rodo no patrão.
A partir daí Ander se torna instrospectivo, falha com Reme e se esforça para evitar José, o descendente de índios que qual um integrante do MST derrubou a cerca e invadiu sem dó nem piedade o quintal do másculo fazendeiro basco. Obviamente, Ander vai precisar decidir o que fazer da vida, principalmente depois da morte da mãe.
Um bom filme, com a curiosidade de se passar no País Basco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário