sábado, 4 de julho de 2015

XENIA

(XENIA)
Dir.: Panos H. Koutras
Grécia / França / Bélgica - 2014


Dany, de 16 anos e Odysseas, prestes a fazer 18, foram abandonados pelo pai quando crianças e quando a mãe morre, o primeiro viaja para Atenas atrás do segundo para, juntos, irem atrás do pai, que teria mudado de nome e entrado para a política, militando em um partido de extrema direita.
Além disso, Dany, que é gay, quer que o irmão participe de um programa da tv grega para novos talentos, já que o garoto é bom cantor.
Em Atenas Dany se mete em confusão com um grupo homofóbico - eles também são albaneses por parte de mãe, motivo de mais preconceito - e a dupla acaba tendo que fugir e se esconder em um hotel abandonado, enquanto procuram pelo pai e esperam a chamada para que Odysseas se apresente no tal show.
O filme não segue muito aquele modelo de irmãos que se descobrem e se tornam amigos, já que os dois nunca pareceram ser muito afastados, sendo o afastamento mais pela sobrevivência e necessidade de emprego do segundo. Os conflitos se dão mais pela personalidade de cada um: Odysseas é mais arredio, enquanto o outro é um poço de carência, que esconde consumindo doces e se apegando a um bicho de pelúcia.
Filminho bacana, bemfeitinho, com destaque para o ator que interpreta Odysseas, que é uma gracinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário