domingo, 7 de junho de 2020

NUNCA SEQUE LÁGRIMAS SEM LUVAS

(TORKA ALDRIG TARAR UTAN HANDSKAR)
Dir.: Simon Kaijer
Suécia - 2012


Minissérie sueca em três episódios contando a estória de Rasmus e Benjamin.
O primeiro sai do interior da Suécia pra estudar em Estocolmo e o segundo é Testemunha de Jeová.
Ramus se entrega a vida mundana da cidade, mas quando conhece o outro eles começam a namorar, ficando claro que Benjamin vê o relacionamento como algo a dois e o outro nem tanto.
Mas esse nem é o foco da trama, e sim a epidemia de AIDS que assolou o mundo, e causou uma matança de gays antes do surgimento de remédios mais eficientes no controle dos sintomas.
A série se propõe a relatar essa época, incluindo preconceito, e também a ignorância da época em torno da doença, seja na forma de notícias em jornais ou dos próprios médicos. Em dado momento, um dos protagonistas afirma não poder ficar com um amigo porque todos estão doentes ou já morreram.
O título se refere a preocupação dos profissionais de saúde no trato com os soropositivos até mesmo na limpeza dos olhos.
A série se alterna entre momentos distintos, quando os dois se conhecem e quando um já está a beira da morte, numa cama de hospital.
Não é para os fracos, porque desde o começo fica claro que não vai ter final feliz, e também não poupa o espectador do sofrimento de doentes, amigos, parentes e namorados que rodeiam os doentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário