sábado, 23 de maio de 2020

MARVIN OU LA BELLE ÉDUCATION

(MARVIN OU LA BELLE ÉDUCATION)
Dir.: Anne Fontaine
França - 2017


Marvin, depois Martin (nome artístico que ele adota), é meio que um clichê: é tímido, meio calado, sofre bullying na escola e é reprimido em casa pelo pai e pelo irmão mais velho que o consideram afeminado, além de ter uma mãe meio indiferente a tudo isso - ela considera que causar medo é melhor que a dor para educar o garoto...
Por acaso, após a mudança do diretor da escola, ele é convidado para uma aula de teatro e vê sua vida mudar, de início pelo interesse no teatrinho da escola, e depois pela aceitação numa escola de teatro.
Aí então ele é apresentado a um novo mundo, tanto pela questão de poder ter acesso ao que não tinha - o tratamento dentário pago pelo namorado, e ao mundo das arte em si. Um parêntesis: a família vive no limite da miséria, com filhos dividindo um único quarto e todos dependendo de ajuda do estado.
O filme intercala a vida de Marvin quando adolescente com a sua já adulto, quando sua peça causou polêmica por retratar a família como racista, homofóbica e indiferente e é baseado num livro autobiográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário