domingo, 7 de maio de 2017

ALIGARH

(ALIGARH)
Dir.: Hansal Mehta
Índia - 2015


Filme sobre um tema raro no cinema indiano e que é tabu no país, pois a constituição condena a homossexualidade.
Tahir Islam tem 64 anos, é professor universitário e simplesmente tem sua casa (que é cedida pela universidade) invadida por dois homens que o filmam na cama com outro.
À partir daí sua vida vira do avesso: ele é demitido por imoralidade às vésperas da aposentadoria, despejado e visto quase como um criminoso. A isso se soma o fato de ensinar um dialeto pouco falado na região e ser brâmane, em uma região de forte presença islâmica, o que ele acredita ser mais motivo de preconceito do que a homossexualidade em si.
Só que sua história ganha os jornais, e uma associação decide entrar na justiça requerendo sua reintegração, baseado numa decisão da justiça indiana, que descriminalizaria a homossexualidade - depois essa decisão foi revogada. Detalhe que fato de ele ter tido sua casa invadida, é praticamente ignorado como uma violação de seus direitos pelos seus pares.
Filme honesto, bem tocado e sem os exageros típicos do cinema indiano - tem menos de duas horas, coisa rara por lá...
Destaque para um certo destaque das contradições da sociedade indiana, aonde o ambiente da faculdade é essencialmente masculino - mas defendido por uma mulher, que expõe todo o preconceito que sua sociedade carrega - e o jornal que cobre os acontecimentos, chefiado por uma mulher mais nova chegada numa bebida às escondidas e aparentemente liberada sexualmente.
Uma ótima pedida baseada em fatos reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário