domingo, 25 de maio de 2014

NASCIDOS EM 68

(NÉS EN 68)
Dir.: Olivier Ducastel / Jacques Martineau
França - 2008


Filme passado em 2 tempos: começa em 68, durante os protestos estudantis que abalaram a França - e o mundo todo - e o movimento hippie, quando um grupo de amigos decide montar uma comuna em uma fazenda abandonada, produzindo o alimento de que precisam e vivendo o amor livre.
A coisa segue aos trancos e barrancos, com as moças engravidando e com o passar do tempo, alguns abandonando a utopia da comuna.
Com o passar do tempo, os filhos crescem, dentro do mesmo espírito de liberdade, mas surge a AIDS, Jean Marie Le Penn e a ascensão da direita ao poder com a eleição de Jacques Chirac que representa o fim simbólico do idealismo dos remanescentes dos movimentos de esquerdas, obrigados a votar nele contra Le Penn.
Obviamente, são apresentados os dramas e conflitos de suas personagens, que adoecem, morrem, se afastam ou permanecem fiéis aos ideais hippie e socialista a que dedicaram o começo de suas vidas adultas.
O filme não é sobre a questão homossexual em si , mas sobre o panorama político francês no período de 20 anos, e as mudanças de sua sociedade nesse período, com forte enfoque na questão da AIDS e das lutas dos homossexuais por seus direitos na parte final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário