sábado, 2 de março de 2013

O QUARTO HOMEM


(DE VIERDE MAN)
Dir.: Paul Verhoeven
Holanda - 1983


Gerard é escritor, fascinado pela morte e tem sonhos estranhos, envolvendo morte e tortura. À caminho de uma palestra ele conhece um homem que o deixa fascinado, mas é ignorado por ele. Na palestra, ele faz amizade com Christine, viúva e dona de um salão de beleza, e acaba transando com ela.
Numa dessas coincidências da vida, Gerard descobre que Christine tem um caso com o bonitão que ele conheceu antes e enrola a mulher, de modo a ficar próximo dela e conhecer o cara.
Mas ele vai descobrir que ela já teve 3 maridos, todos mortos em acidentes. Isso e mais seus misteriosos sonhos, vão fazê-lo suspeitar de que Christine pode não ser tão inocente com relação à morte dos maridos.
Drama da fase holandesa de Verhoeven, que depois foi pra América fazer "Robocop", "Instinto Selvagem" e outros.
Uma cena deve ter incomodado a Igreja Católica: a cena em que Gerad tira a sunga de seu amado, sendo que este está crucificado em uma igreja.
O filme toca no bissexualismo e no desejo, mas seu cunho é mesmo policial. A propósito, esse aqui tem uma trama bem parecida com "Instinto Selvagem", que parece uma revisão do temo por um outro ponto de vista.
 Mas é um filme legal, que passa longe do moralismo americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário