domingo, 23 de dezembro de 2012

COMING OUT

(COMING OUT)
Dir.: Heiner Carow
Alemanha Oriental - 1989


Philipp é professor do colegial e engata um namoro com uma ex-colega de escola, até decidir entrar em um bar gay com a desculpa de comprar cigarros (essa é boa né?), e logo no ano novo.
Ele acaba enchendo a cara e é ajudado pelos outros frequentadores, mas acaba conhecendo Mathias, com quem volta a se encontrar depois e por quem se interessa.
Quando Mahias descobre que Philipp mentiu dizendo não ter ninguém, ele acaba perdendo tanto a namorada, Tanja, quanto Mathias e descobre que está na hora de enfrentar a si mesmo e seus medos, pois ele já tivera uma relação com um homem que não acabara bem por sua causa.
Drama que é considerado o primeiro feito na Alemanha Comunista, e deve ter sido o único, já que o país acabou logo depois.
Talvez por preconceito e por desconhecimeto, a impressão que a antiga RDA passava era a de um país muito fechado aonde as relações interpessoais eram vigiadas, como era hábito no países comunistas.
O filme deixa de fora questões políticas, talvez para tentar fugir da censura, mas mostra um país com uma cena gay que inclui bares e shows de travestis, mas que, obviamente, vivem na sombra, com medo - e isso o filme deixa claro - da perseguição.
Um filme legal, que registra uma realidade que é igual em qualquer lugar do mundo, mesmo nos lugares mais liberais, seja devido a força de leis anti-gays, seja pelo simples preconceito ou medo de se expor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário